Como fazer sabão com óleo de cozinha usado e ajudar o meio ambiente

  • Posted on outubro 9, 2011 at 14:28

O óleo que é utilizado em frituras geralmente tem como destino final o como fazer sabão e ajudar o meio ambienteralo da pia da cozinha. Porém esta atitude que muitas vezes é levada como algo inocente e sem riscos ao meio ambiente é uma verdadeira vilã de nossos rios e lagos. Sabe por quê?  O óleo de cozinha em contato com a água polui nossos rios em uma escala de 1000 a 10000 de litros de água para cada 1 litro de óleo usado jogado no meio ambiente, sem contar que o solo que é contaminado com o óleo fica infértil e diminui seu poder de absorção da água da chuva.

A pergunta pertinente então é: o que fazer com o óleo de cozinha usado? A resposta é bem simples: guardá-los em recipientes fechados para levar em postos de coleta, ou ainda, fazer sabão. Mas como fazer sabão comcomo fazer sabáo caseiro o óleo de cozinha usado? Isso é muito simples, vou postar uma receita bem prática de como fazer sabão em barra com óleo de cozinha usado.

Ingredientes: 2 litros de óleo de cozinha usado e coado (para retirar as impurezas), 1 litro de água fria, meio copo de sabão em pó, meio quilo de soda cáustica em escamas e 10 ml de essência aromatizante (caso não queira não precisa usar).

Acompanhe como fazer sabão com o modo de preparo:

 dissolva o sabão em pó na água, em seguida com muito cuidado coloque a soda cáustica e mexa lentamente até dissolver dicas de como fazer sabãobem, agora coloque o óleo e a essência e misture bem por aproximadamente 3 minutos. Está pronto, agora é só despejar em formas que podem ser feitas com caixinhas de leite e esperar até o dia seguinte para desenformar. Lembre-se de usar luvas de borracha e máscara para evitar acidentes e mal estar. Está receita de como fazer sabão é simples e prática.

1 Comment on Como fazer sabão com óleo de cozinha usado e ajudar o meio ambiente

  1. Logan Walker disse:

    Within the top 10 of the favorite posts, thanks!

Deixe uma resposta