Direção defensiva, pequenas ações que evitam grandes tragédias

  • Posted on janeiro 18, 2012 at 16:03

A grande maioria dos acidentes de trânsito são ocasionados pordirecao defensiva amor pela vida motoristas alcoolizados, excesso de velocidade e desrespeito as sinalizações, ou seja, são ocasionados por motoristas negligentes e despreparados. Muitas pessoas que fazem parte do trânsito no Brasil, tem por cultura que velocidade e uso de álcool trazem prazer, porém a realidade é que esta mistura só pode trazer tragédias como as que vemos diariamente nos noticiários. A prática da direção defensiva pode mudar e muito o enorme quadro de acidentes de trânsito. A prática da direção defensiva consiste em conduzir o veículo com cautela e civilidade, sendo gentil no trânsito, obedecendo os limites de velocidade e a distância entre os veículos, estando atento as placas de sinalização e também as atitudes dos outros motoristas.

A direção defensiva ensina que os condutores devem estar conscientes que não devem fazer uso de bebida alcoólica, devem estar com a revisão de seu veículo em dia, usar o cinto de segurança, não instalar em seu carro nenhum equipamento que possa prejudicar sua atenção no trânsito como dvd’s e som muito alto, respeitar igualmente demais motoristas, motociclista, ciclistas e pedestres demonstrando educação e respeito para com todos.

Praticar a direção defensiva faz de todos nós aliados de um trânsito mais seguro e civilizado. Irritar-se com atitudes incorretas de outros motorista, xingar e fazer gestos obscenos só irão causar mais situações de violência no trânsito, por isso, seja um motorista consciente pratique a direção defensiva e colabore para formar um trânsito melhor.

Deixe uma resposta