O que é ser pai em nossos dias

  • Posted on abril 5, 2013 at 19:44

Para compreendermos o que é ser pai em nossos dias, precisamos analisar o meio em que vivemos de modo geral, onde o envolvimento de crianças, adolescentes e jovens no mundo do crime, tende a crescer a cada dia. Desta maneira, as precauções

a serem tomadas para a educação adequada para seus filhos se multiplicam cada vez mais. Não é nenhuma novidade vermos depoimentos de pais com filhos envolvidos em assassinatos, uso e tráfego de drogas, onde afirmam não saber como seus filhos entraram em tais situações. Infelizmente muitos não entendem o que é ser pai, pois simplesmente entregam seus filhos sob a tutela das escolas e querem que estas instituições tomem o papel que é unicamente deles, que é moldar o caráter de maneira que venham a ser bons cidadãos.

Como professor, posso dizer que cada vez que é convocada uma reunião de pais e alunos, vemos um grande número de pais que arrumam tempo para tudo, trabalho, academia, compras, menos para acompanhar mais de perto o desempenho de seus filhos nas aulas. Entendem que é obrigação das instituições de ensino transmitir os conceitos de afeto, amor, ética e respeito dentro de uma sociedade, pois muitos destes pais casaram adolescentes e não possuem noção nenhuma de educação, mostram despreparo total. Na realidade, os professores passaram a ocupar o tempo de forma desnecessária com tais alunos por meio de  advertências e discussões, desgastando assim estes profissionais da educação. Para outros a noção sobre o que é ser pai, se restringe a vestir, oferecer entretenimento por meio da tecnologia, (dar celulares, computadores, vídeo games, entre outros) dar comida e comprar sua educação em escolas particulares. A atenção dada pelos pais a seus filhos em todos os aspectos e fases em que dependem de afeto e também repreensão, determinará que tipo de pessoas seus filhos serão.

Deixe uma resposta