Violência no Brasil é reflexo da corrupção, somada a impunidade do sistema

  • Posted on março 8, 2012 at 0:50

Apesar do crescimento econômico apresentado nos últimos cinco anos em nosso país, muita coisa ainda precisa mudar, de modo especial o quadro da violência no Brasil. Temos acompanhado a luta pelo crime no Rio de Janeiro por meio das Unidades de Pacificação, mas infelizmente a corrupção dentro do próprio sistema de segurança do Rio de Janeiro e São Paulo, atrasam este processo. Para entender um pouco melhor esta situação basta assistir o filme “Tropa de Elite 2”, é bem verdade que como em todas as produções existem situações fictícias, mas o filme retrata de forma clara como ocorre a parceria entre oficiais de polícia e o mundo do crime.

Quando assistimos os noticiários diariamente nos espantamos com a quantidade de apreensões de armas em todo o país, mas estas apreensões parecem não ter fim, pois constantemente ocorrem assaltos, seqüestros e homicídios à mão armada, cada vez mais os traficantes se armam melhor do que a polícia e igual ao exército. Sem dúvida nenhuma que a entrada ilegal de armas em nossas fronteiras contribuem para o crescimento espantoso da violência no Brasil, sendo assim, os setores de segurança pública e serviços de fronteira, deveriam investir pesado em contingente de soldados do exército para vigiar de forma efetiva principalmente a região da Amazônia, pois por meio dela é que chega até nós além das armas, as drogas que financiam a compra de mais armas, tornando esta situação um círculo vicioso.

As cidades de Guaíra e Foz do Iguaçú no Paraná, são regiões que nos últimos anos entraram para a galeria das cidades mais violentas do Brasil, afinal elas fazem fronteira com o Paraguai, onde o número de traficantes que atravessam diariamente as fronteiras para realizar roubos, assassinatos e contrabando cresce de forma espantosa. A polícia federal de Foz do Iguaçú, adquiriu um helicóptero que tem ajudado nas apreensões do contrabando de modo geral.

Deixe uma resposta