O tabagismo e suas drásticas conseqüências para nossa saúde

  • Posted on fevereiro 8, 2012 at 13:05

O mundo todo ficou chocado ao ver um menino asiático de apenas dois anos de idade fumando sendo que é um dos vídeos mais acessados no you tube. Como pôde uma criança tão pequena ficar sujeita a tal vício? Esta é uma pergunta que também tem surgido na mente de muitas pessoas aqui no Brasil, pois cresce de forma assustadora o número de menores que adotaram o tabagismo.

Apesar de haver por lei a proibição de venda de cigarro à menores, existem milhares de comércios que desrespeitam tal regra, visando somente seu lucro. Geralmente o tabagismo começa na vida dos adolescentes com influência de “amigos” de escola, onde após as primeiras tragadas acabam sem perceber caindo no vício da nicotina, onde em muitos casos levam o vício para o resto de suas vidas.

Outra influência para o tabagismo entre os menores, surge no próprio lar, onde os pais fumam até dentro de casa sem pensar nas conseqüências, pois silenciosamente contaminam a si e a saúde de toda a família. Sendo assim não fica difícil para que mais tarde os filhos adotem a ideia em sua vida. Outro grave erro cometido pelas mães é fazer uso do cigarro durante a gestação, onde em muitos casos as crianças nascem com vários males no corpo, desde problemas respiratórios irreversíveis, até deficiência cerebral.

As pessoas só pensam em deixar o cigarro quando começam a aparecer as conseqüências do seu uso, mas cuidado, existem diversos tipos de doenças que se não forem constatadas em tempo oportuno, podem levar o indivíduo a ter uma vida lastimável e até chegar a óbito.

 

Deixe uma resposta