Fontes de pesquisa para estudantes de todos os graus e idades

  • Posted on fevereiro 29, 2012 at 1:06

Nas últimas décadas vemos que o sistema educacional tem sido redirecionado a uma didática diferenciada, onde os professores não devem ser apenas transmissores de conhecimento, mas incentivar os alunos a pensarem por si mesmos, onde através de fontes de pesquisa, passam a obter o conhecimento por seus próprios méritos. Na realidade este estilo de educação, já era defendido pelos iluministas há séculos atrás, de maneira que diziam que o conhecimento jamais deveria ser monopolizado pela Igreja, afinal todos precisavam resgatar a antiga filosofia grega, onde a pesquisa era a essência principal do conhecimento.

A facilidade e velocidade com que as informações hoje chegam à nossa disposição, facilitam grandemente o trabalho de todos os alunos, independente do grau de estudo que eles estiverem. Sempre foi grande o número das fontes de pesquisas para a realização de trabalhos em diversas áreas da ciência, mas nunca estiveram tão disponíveis os conteúdos exigidos nas escolas e também no meio acadêmico como em nossos dias. O “oráculo” mais usado no momento sem dúvida nenhuma é o Google, sendo seguido do canal de vídeos mais pesquisado, o youtube.

Existe porém, certos cuidados a serem tomados pelos professores e alunos em relação às fontes de pesquisa, pois usar só a internet para a realização de trabalhos, traz comodismo, sendo assim o professor precisa incentivar o aluno a diversificar suas fontes, como jornais, revistas, livros, fotos, entre outros. Não podemos esquecer que a pesquisa oral pode servir de fonte, desde que seja feita da maneira correta, quem sabe com uma gravação áudio visual.

 

Deixe uma resposta