A história da cultura brasileira mostra a miscigenação das raças

  • Posted on outubro 11, 2011 at 17:45

Todos os anos milhares de turistas de todo o mundo ficam deslumbrMapa com história da cultura brasileiraados ao visitar o Brasil, pois ao conhecerem um pouco da história da cultura brasileira, começam a entender porque este país possui uma miscigenação de povos de forma única em todo o planeta. Em cada região do país, de leste a oeste, de norte a sul, as manifestações culturais causam grande admiração em todo o mundo, quer seja pelas belezas naturais, ou pela diversidade de costumes em um só país.

A história da cultura brasileira, precisa começar bem antes do encontro entre os povos indígenas e povos europeus, afinal podemos começar nos perguntando de onde vieram os povos indígenas. Uma versão bastante usada por historiadores e antropólogos, é a de que em dado momento da história, isto é sem uma data precisa, um grupo de povos asiáticos migraram para o pólo ártico e com o passar do tempo começaram a desbravar o continente, onde a cada avanço notaram que havia mudanças no clima. Sendo assim por séculos povoaram toda a região que mais tarde com a chegada de Américo Vespúcio seria chamada de América. Tal teoria pode nos explicar as prováveis semelhanças entre os índios e povos asiáticos.

Outro momento importante em que podemos compreender melhor a história O sincretismo faz parte da história da cultura brasileirada cultura brasileira, é quando este  território se torna colônia de Portugal. Mas não só portugueses mas também espanhóis, holandeses e diversas etnias africanas fazem parte desta miscigenação racial e cultural, de maneira pode ser visto também o sincretismo, ou seja a mistura de religiões, onde ainda pode ser visto nas igrejas Bahia a celebração das missas junto ao culto afro.

No entanto a história da cultura brasileira não pára por aí, pois com chegada da Revolução industrial, o Brasil é pressionado a adquirir mão de obra qualificada para lidar com as máquinas industriais. Muitos países do leste europeu como Polônia e Ucrânia passam por crises econômicas, ocorre o mesmo no Japão, na Alemanha e Itália. Sendo assim o governo brasileiro promove um incentivo para a imigração de trabalhadores destas nações, afinal o Brasil passava pelo processo de abolição da escravidão e os negros não eram capacitados para tal ofício. É neste momento em que o estado de São Paulo e a região norte do Paraná recebem as primeiras levas de imigrantes japoneses, já na região oeste e sul do Paraná se estabelecem ucranianos, poloneses e alemães. No estado de Santa Catarina predominou os imigrantes alemães e no Rio Grande do Sul os italianos. Todas estas nações contribuíram para a formação cultural do Brasil em que vivemos, quer seja no aspecto econômico, cultural e religioso. 

Deixe uma resposta