Reflexões e estudos sobre a explicação para a escravidão na África

  • Posted on outubro 11, 2011 at 19:30

A versão tradicional da história mostra o continente africano sendo eMotivos da escravidão na Áfricaxplorado por europeus durante séculos, reduzindo-o as condições que podemos ver na atualidade. Mas neste post quero propor uma análise sobre a escravidão na África, usada nos últimos anos por nós historiadores, pelos antropólogos, sociólogos e arqueólogos, onde revela os motivos reais deste gigantesco continente ter se curvado à servidão pelos povos europeus.

Todos os impérios da história jamais caíram sem antes começar a ruir por dentro, com o continente africano não foi diferente. Apesar de possuírem semelhanças na cultura, na religião e também na cor, as tribos africanas durante séculos vivem em rivalidades, levando sempre a sangrentas guerras por domínios de terras, interesses políticos e golpes de estado, criando um sistema de escravidão na África de negros vendendo negros.

Quando portugueses e espanhóis chegam na África e notam este espírito de rivalidade existente entre as tribos, vê que não é necessário ele entrar selva a dentro e capturar os povos africanos, pois existe um História da escravidão na Áfricamercado de escravos dentro da própria África. Isso ocorria por duas principais situações, onde a situação mais comum era um mercador de escravos vender negros que se tornaram prisioneiros das guerras que ocorriam entre as tribos, e a outra situação é de ser vendido como escravo por não conseguir pagar algum tipo de dívida. Estas duas situações fortaleciam a escravidão na África o mercado de escravos financiados pelos europeus, que tinham apenas como trabalho buscar a sua mão de obra no litoral de vários países africanos, para trabalhar em suas colônias, como ocorreu no Brasil.

Sendo assim não é correto afirmar que somente os brancosRivalidades tribais motivaram a escravidão na África escravizaram os negros, afinal a escravidão já existia há séculos naquela região, onde predominava o preconceito de etnias e não de cor. Até hoje existem vestígios destas rivalidades, onde podem ser vistos nos filmes “Diamante de Sangue”, “Hotel Ruanda” e “ Falcão Negro em Perigo”.

 

 

 

2 Comments on Reflexões e estudos sobre a explicação para a escravidão na África

  1. E claro que existem varias divergências entre povos como também ouve na idade media com brancos escravizando brancos mais nunca justifica o crime que foi e ainda e cometido aos negro e negras que também foram colocadas nos navios negreiros com suas famílias crianças, homens e mulheres.

    • Você está coberto de razão sobre isso Jeferson, afinal não existe desculpa quando se trata de escravidão, independente da raça. Neste texto só mostramos uma outra face da escravidão que facilitou o serviço bruto dos europeus que durante séculos usaram de covardia para com a raça negra. Um grande abraço e obrigado por acessar nosso blog e comentar. Conheça nossas demais categorias e fique a vontade para nos visitar sempre!

Deixe uma resposta