Presença e influência indígena, saiba mais sobre ela em nossa sociedade

  • Posted on outubro 11, 2011 at 1:35

Diariamente presenciamos nos noticiários, movimentoA influência indígena em nossa histórias, passeatas e reclamações dos povos indígenas em relação aos seus direitos. Na maioria dos casos eles reivindicam o direito de suas terras, em outros casos, vemos o abandono das autoridades políticas em relação à saúde dos mesmos. Apesar de nossa sociedade ver com descaso a causa dos índios, pode não parecer, mas a influência indígena ainda é muito forte em nosso meio, o que fica claro por meio de nomes de cidades e estados e lugares, como Ubiratã, Uberaba, Ubirajara, Paraná, Maracanã, Potiguar, etc.

Todos nós aprendemos a tomar o “chá milagroso” ensinado por nossos pais, que aprenderam com nossos avós, que também aprenderam com alguém. Pois é a medicina natural tão procurada e usada no Brasil é devido a influência indígena, que por muito tempo usou e continuam usando tais remédios nas poucas reservas destes povos. Diversas ervas medicinais nos surpreendem com sua eficácia e poder de cura, de maneira que diariamente a ciência se dedica e encontrar nas plantas tratamentos de diversos tipos de doenças.

Se analisarmos nos últimos anos não só a indústria farmacêutica, masElementos da influência indígena também a de cosméticos, tem dedicado como nunca seu olhar em produtos derivados da natureza, como a aloe vera (babosa), ginseng, catuaba, argila, entre outros. Afinal estamos na geração saúde, onde grande parte das pessoas estão revendo seus conceitos em relação à alimentação, exercícios e remédios naturais. Sendo assim, ervas e alimentos estão sendo usados cada vez mais em prol da saúde com base na influência indígena.

 Além de remédios a influência indígena está presente também em nossa culinária, pois se analisarmos a história, por séculos os povos indígenas de toda a América usou como principal fonte de alimento o milho e a mandioca (chamada em diversos estados de macaxera), no entanto o legado de receitas deixados por eles com certeza é inumerável.

Deixe uma resposta