A bíblia no dia a dia da humanidade sempre ensina grandes lições

  • Posted on maio 3, 2012 at 1:06

Quando estudamos a bíblia no dia a dia, podemos ver que ela tem milhares e preciosas lições a nos dar. Na carta do apóstolo Paulo, mais precisamente II Timóteo 3:16, lemos o seguinte: “Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça. Todas as histórias contidas na bíblia trazem bons e maus exemplos de pessoas que tomaram caminhos diferentes, de maneira que suas biografias ficaram registradas para refletirmos sobre a relação existente entre Deus e os homens.

Um dos grandes debates filosóficos que movem os últimos três séculos, foi e é em torno das desigualdades sociais, onde muitos não se conformam com o que tem e sempre desejam mais. Quando aplicamos a bíblia no dia a dia, ela nos ensina o seguinte em relação à isto: “Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco, quer muito; mas a fartura do rico não deixa dormir” ( Eclesiastes 5:12). Quem não gostaria de estar “nadando no dinheiro”, com uma vida boa, com um carro do ano, com a casa dos sonhos, etc. No entanto a citação bíblica acima mostra que possuir muitos bens pode trazer grande dor de cabeça, pois a maioria dos ricos precisam se preocupar com alarmes, possibilidade de seqüestro, administração para cada vez ganhar mais, o que segundo a bíblia realmente tira o sono. Temos visto por meio de noticiários as dificuldades dos grandes proprietários de terra com as invasões e necessidade de desapropriação.

Se a bíblia no dia a dia fosse aplicada no âmbito familiar, a sociedade global viveria de forma totalmente diferente. Vejamos o que as escrituras sagradas tem a ensinar aos filhos: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Êxodo 20:12). “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes a doutrina de tua mãe” (Provérbios 1:8). “Ouvi, filhos, a correção do pai, e estai atentos para conhecer a prudência.” (Provérbios 4:1). Quantas tragédias seriam evitadas se os filhos ouvissem mais seus pais, por menos sofrimentos passariam os adolescentes se não andassem com as pessoas erradas, nos lugares errados e em horas erradas. Mas a bíblia também possui recomendações aos pais que não sabem como educar os filhos, ou são omissos para com seus atos, Salomão escreveu: “Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6). Reclamar dos filhos, mas não dedicar-se com a educação adequada para os mesmos é enganar a si mesmo. “O que retém a sua vara aborrece a seu filho, mas o que o ama a seu tempo o castiga”. (Provérbios 13:24). “Não retires a disciplina da criança, porque fustigando-a com a vara, nem por isso morrerá. Tu as fustigarás com a vara e livrará a sua alma do inferno. “E vós, pais não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” (Efésios 6:4).

3 Comments on A bíblia no dia a dia da humanidade sempre ensina grandes lições

  1. CIRLENE disse:

    Lindo Cris..bjs

  2. Tereza disse:

    Concordo amigla. A bíblia é mesmo um manual de instruções para bem e em sintonia com Deus.
    Beijo

Deixe uma resposta