Dons do Espírito Santo e as falsas doutrinas

  • Posted on novembro 9, 2012 at 13:40

Sabedoria, ciência, fé, cura, operação de maravilhas, profecia, discernir os espíritos, variedade de línguas, interpretar línguas, são alguns dos dons do Espírito Santo citados pelo apóstolo Paulo em I Coríntios 12:8-11. Neste período em que o cristianismo crescia de forma espantosa, se dava pelo fato da poderosa atuação do Espírito divino ao transmitir poder aos discípulos de Cristo. Não só os doze, afinal eles eram tidos como líderes de grande respeito no meio cristão, mas além deles surgiram profetizas, como no caso das filhas de Felipe (Atos 21:9), profetas, evangelistas e semeadores de igrejas, como no caso de Estêvão, Paulo, Apolo, Timóteo, entre outros.

Quando lemos sobre tais dons colocados á disposição da igreja em seus primórdios, podemos nos perguntar: “Há quem possa adquirir novamente tais dons”? Eles ainda estão à nossa disposição? Podemos ver eles em nossos dias? Para respondermos a estas perguntas, primeiro precisamos entender que segundo Tiago 1;17, Deus não muda: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação”. Sendo assim, os dons do Espírito Santo permanecem à disposição da humanidade, eles não se desgastaram, como ocorre com a vontade humana de falar de Deus. Mas a triste situação é que atualmente falsos apóstolos julgam ser possuidores de tais dons para tirarem proveito próprio, vendem o nome do Espírito Santo, mexem com o emocional das pessoas e prometem oferecer Seu poder em troca da generosidade dos membros de sua igreja (dízimos e ofertas). Há sim homens sinceros que podem ser usados como verdadeiros instrumentos em suas mãos para orar e curar alguém, como também há mensageiros que não se apegam ao que o seu líder religioso diz, mas o que está escrito na bíblia. Para encontrá-los basta ver se eles pregam a bíblia como sua regra de fé, ou a desvirtuam para agradar seu público e por seus próprios interesses.

Deixe uma resposta