Símbolos do natal e tradições natalinas

  • Posted on dezembro 5, 2012 at 12:44

Entre as datas festivas de todas as nações, a festa natalina sem dúvida nenhuma se destaca em todo o ano, pois além de ter em sua essência uma celebração de cunho religioso, é também o momento em que crianças e adultos se encantam com os símbolos do natal. O maravilhoso mundo colorido se completa juntoas luzes dos pisca-pisca colocados nas árvores de natal, nas casas, presépios e demais decorações.

Podemos dividir os símbolos do natal em dois grupos, sendo que o primeiro é formado pelos relatos bíblicos, como no caso de Maria e José, O Menino Jesus na manjedoura, os reis do três reis magos, a estrela que os guiou, os pastores nas colinas de Belém, o coral de anjos, com o passar dos séculos a igreja introduziu na tradição cristã os sinos, entre os símbolos religiosos, pois eram eles que indicam sempre algum acontecimento importante para toda a comunidade ao seu redor. Já o segundo grupo é formado pela tradição e comércio onde a figura principal é o papai Noel, sendo seguido por seus ajudantes os duendes, a carruagem com as renas, a árvore de natal, as bengalas coloridas, os bonecos de neve, etc.

Todos os símbolos do natal nos cativam de forma maravilhosa, mas é preciso lembrar que não foi o papai Noel que deixou de lado a adoração dos anjos e a posição de glória, para se identificar com as necessidades humanas. Quando comemoramos o natal não podemos deixar de lembrar que Deus ofereceu a maior riqueza do Universo para a humanidade, Seu próprio filho, para que por meio dele aprendêssemos lições de amor e humildade. Dar e receber presentes nesta época é muito bom, mas os maiores presente que você precisa oferecer no natal são os ensinos que Jesus deixou. Tenham um ótimo natal.

 

Deixe uma resposta