A saúde mental e os efeitos da tecnologia

  • Posted on junho 1, 2012 at 20:33

Diversão e entretenimento sempre devem fazer parte do nosso convívio social, mas de forma adequada, pois até mesmo aquilo que é taxado como divertido, pode ser perigoso à saúde mental. É de forma unânime que a psicologia e a pedagogia concordam sobre os prejuízos na mente dos alunos causados pelas horas em frente à internet ou do vídeo game. Já conversei, como também vários outros professores, com pais de alunos que conscientes de tal situação, confessaram não saber como tirar o vício de seus filhos pelos jogos e pela internet, pois os mesmos vão até a madrugada neste ciclo vicioso.

Os professores muitas vezes acompanham casos de alunos que dormem em sala de aula, apresentam péssimo desempenho nas atividades e avaliações, o que culmina em notas ruins no boletim, tudo isso ao descuido da saúde mental. Quem já comprou ou ainda possui o manual ou em algumas versões a caixa do Playstation em casa, pode ver em suas instruções os seguintes cuidados e danos para quem fica por muito tempo em frente à tela:

 vertigem

 visão alterada

 musculares ou oculares

 perda de consciência

 desorientação

 convulsão ou

 qualquer movimento involuntário ou convulsivo

Interagir com luzes músicas e sons variados podem ativar mecanismos indesejáveis do nosso corpo e prejudicar a saúde mental e física, como no caso do Playstation, pois o manual adverte que pode ocorrer com pessoas que também não possuem histórico de epilepsia na família. Manter o som de casa ou o do fone ouvido em volume inadequado também pode tornar a sua mente “zumbi”, cuidado.

 

 

 

Deixe uma resposta