Doença Celíaca, o que é, como detectá-la e como pode ser tratada

  • Posted on janeiro 3, 2012 at 22:15

A Doença Celíaca é mais conhecida como “intolerância a glúten”, édoença celiaca sintomas genética e pode ser diagnosticada em qualquer idade, mas a maioria dos casos é diagnosticado na infância. Os sinais mais comuns da intolerância a glúten são: diarréia crônica, dores abdominais, barriga inchada, prisão de ventre, vômitos, atraso no crescimento e perda de peso. Caso você tenha ou conhece alguma pessoa com alguns destes sintomas é muito importante procurar auxílio médico, o diagnóstico da Doença celíaca é feito através de uma endoscopia com biopsia que é feita em clínicas especializadas.

O tratamento para a Doença Celíaca é uma dieta totalmente livre de glúten, ou seja, a pessoa com esta doença não pode alimentar-se de trigo, cevada, malte, centeio e aveia, também os derivados destes cereais como pães, bolos, massas, macarrão, bolachas, biscoitos, e qualquer tipo de produto que tenha em sua receita os cereais citados acima devem ser retirados do cardápio e substituídos por produtos similares feitos com farinha a base de arroz ou amido de milho.

Nos dias atuais as pessoas com Doença Celíaca podem levar uma vida normal e com um cardápio bem saboroso, levando-se em conta de que existem inúmeros produtos em supermercados e casas de produtos naturais que não contém glúten e substituem muito bem a farinha de trigo. Para facilitar também existem inúmeras receitas que dispensam o glúten e são muito saborosas. Caso você tenha intolerância a glúten procure um médico e siga estritamente a dieta sem glúten, pois, caso o tratamento não seja levado a sério existem inúmeras complicações a saúde e o resultado final pode ser a morte.

Deixe uma resposta